Mestre Mão Branca

Presidente e fundador do Grupo Capoeira Gerais

William Douglas Guimarães mais conhecido como Mestre Mão Branca, teve seu primeiro contato com a capoeira aos 10 anos de idade na cidade do Rio de janeiro, em uma roda na Central do Brasil, quando ainda morava em uma favela no Morro da Providência.

Porém foi em Belo Horizonte, sua cidade natal, já com 15 anos de idade onde deu início aos seus treinamentos lá, em um terreirão de capoeira, treinou com seu primeiro mestre Luiz Mário Ladeira, conhecido no mundo da capoeira como mestre Jacaré. Treinou aproximadamente 2 anos em seguida mudou-se novamente para o Rio de janeiro, onde deu continuidade aos seus treinamentos com um grupo de capoeiristas que treinavam na quadra da escola de samba Porto da Pedra, onde o mestre era o Helinho, conhecido como Helinho Águia Negra.

 

Um dia o mestre Helinho Águia Negra levou os alunos para visitarem a Associação de Capoeira Negrinhos de Sinhá (ACNS). Foi então que mestre Mão Branca conheceu aquele que ele escolheria para ser seu mestre nos caminhos da capoeira José Carlos Vicente, o mestre Gigante. O mestre Gigante era um mestre formado por mestre Manoel Gato Preto da Associação Moçambique de Capoeira do Rio de janeiro. Em 1974, mestre Gigante fundou seu grupo a Associação de Capoeira Negrinhos de Sinhá, Mão Branca ficou encantado com a capoeira e com o trabalho de mestre Gigante, vendo ali uma oportunidade de crescimento decidiu ingressar na ACNS, onde treinou até se formar mestre.

Retornou a Belo Horizonte em 1980, onde fixou residência fato que o levou a um período de distanciamento de seu mestre, Mão Branca fundou então o grupo de capoeira Guerreiros de Angola e passou a desenvolver um trabalho de ensino da capoeira em BH, nessa época retomou o contato com mestre Gigante. Em 31/11/1985 recebeu de mestre Gigante o título de mestre, e com ele a proposta de utilizar o nome do grupo Negrinhos de Sinhá no trabalho que vinha desenvolvendo na capital mineira, mestre Mão Branca divulgou e trabalhou com o nome da ACNS até a morte de seu mestre .Com o falecimento de mestre Gigante, mestre Mão Branca tentou reestruturar a ACNS, mas não teve sucesso .Então resolveu criar um novo nome para seu trabalho , onde pudesse desenvolver seus ideais sem gerar problemas com seus irmãos formados de mestre Gigante. Então em 05/02/1993 William Douglas Guimarães mestre Mão Branca cria então o grupo Capoeira Gerais, mantendo o nome Negrinhos de Sinhá só para assuntos jurídicos e contratuais.

Mestre Mão Branca também fundou e presidiu a Federação Mineira de Capoeira e ajudou a fundar a Confederação de capoeira. Em 2005 fundou uma nova Federação em Minas Gerais a FECAP-MG da qual atualmente é vice-presidente. Criou no início da década de 80 o jornal Rabo de Arraia no intuito de levar informação aos capoeiristas. Gravou 4 CDs e 1 coletânea com mais de 80 mil cópias vendidas. Participou e fez diversos documentários, vídeos e DVDs. Vem realizando desde a década de oitenta vários eventos nacionais e internacionais, dentre eles destacam-se a realização dos Jogos Internacionais na cidade de Vevey- Suíça, além de realizar o Festival Mundial no Brasil que recebe atletas de cerca de 20 países na cidade de Belo Horizonte. Mestre Mão Branca tem divulgado a capoeira ao redor do Mundo ministrando cursos e realizando eventos.

Instagram: https://www.instagram.com/mestremaobranca/